[MASOCH-L] Iptables - redirecionamento para Terminal Server

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Wed Jun 16 10:49:40 -03 2010

Ok, eu fui simplista e imaginei algumas coisas. Pelo que parece ele tem
nat e a máquina Windows tem um gw, deduzi isso lendo o seguinte:
"...porque pelo gateway dele ele nao tem saida para a Internet".

Então me parece que a máquina tem um gateway. Talvez o problema seja
justamente a parte do "... não tem acesso a Internet", afinal, os
pacotes de resposta devem estar sendo direcionados a este "outro" gateway.

Acho que faltou dizer que não é muito legal deixar o setup da forma que
está, afinal, todas as conexões de TS serão provenientes do mesmo IP,
pode calhar de alguém se conectar, desconectar e depois de um tempo
alguém tentar reconectar e acabar pegando o TS de outra pessoa, dentre
outros pequenos problemas que podem ocorrer.

Esqueci de comentar também sobre as regras com MASQUERADE. No próprio
man do iptables é recomendado usar SNAT quando possível, não sei se
nosso colega tem IP fixo de saída para a Internet, mas se tiver vale
seguir as recomendações do man: "...It should only be used with
dynamically assigned IP (dialup) connections: if you have a static IP
address, you should use the SNAT target....".

Att,

Catunda.