[MASOCH-L] Iptables - redirecionamento para Terminal Server

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Wed Jun 16 10:08:22 BRT 2010

Rodrigo,

Pelo que você descreveu, acredito que o gateway da sua máquina Windows
não é o seu firewall, isso explicaria algumas coisas, vamos ver o
caminho de um pacote sem a regra que fez funcionar tudo:
1 - Um pacote com origem 200.0.0.5 chega ao seu firewall com dport 3389
2 - O iptables muda o IP de DESTINO (apenas o de destino) para 192.168.1.3
3 - Este pacote chega na máquina Windows com origem 200.0.0.5 e destino
192.168.1.3:3389
4 - A máquina Windows responde, mas não sabe como chegar ao IP
200.0.0.5, então ela manda o pacote para o default gateway dela, que eu
não sei qual é
5 - O default gw da máquina windows manda o pacote para a internet com
destino ao 200.0.0.5, porém, com outro IP de origem, afinal, dois
gateways não devem ter o mesmo IP.
6 - A máquina 200.0.0.5, que estava tentando acessar o TS recebe o
pacote e descarta, afinal, ela estava aguardando a resposta com outro IP
de origem.

A regra de MASQUERADE que você criou muda o cenário no passo 2, que
passaria a ser:
2 - O iptables muda o IP de DESTINO quando o pacote passa no PREROUTING,
quando o pacote passa no POSTROUTING o IP de ORIGEM é alterado para o IP
do próprio firewall.
Isso implica que ao chegar na máquina Windows a máquina tem como origem
o IP do firewall, que provavelmente está na mesma rede, talvez seja
192.168.1.1.
Quando a máquina Windows vai responder, ela não precisa mandar o pacote
para o default gw dela e sim para o 192.168.1.1, que recebe este pacote
e então manda para a Internet pois você tem uma regra de masquerade com
-o eth1 que provavelmente está antes da outra regra de masquerade que
fez as coisas funcionarem.

Sobre ter dois redirecionamentos para a mesma porta, é totalmente
possível, mas o ideal é ser extremamente específico para evitar que
ocorra um match acidental, no seu caso, você poderia criar negação de
origem para evitar que a segunda regra de match quando você remover a
primeira.

Att,

Catunda.