[MASOCH-L] Curso IPv6 Básico no NIC.br, de 01 a 05 de Fev. - Inscrições Abertas

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Fri Jan 15 15:59:21 BRST 2010

Egberto, gostariamos de poder oferecer o curso a todos, mas é inviável.
Nossa estratégia de priorizar os Sistemas Autônomos, até agora, não
parece estar indo tão mal. Já temos mais de 100 blocos IPv6 alocados no
Brasil, no início de 2008 eram menos de 10:
ftp://ftp.registro.br/pub/stats/delegated-ipv6-nicbr-latest. A oferta
ainda é pequena, mas temos notícia de vários provedores, de todos os
tamanhos, com projetos para implantação do IPv6 em andamento. Você pode
ver, por exemplo, algumas das notícias publicadas no
http://www.ipv6.br/IPV6/MenuIPV6Noticias:
<http://www.ipv6.br/IPV6/ArtigoNoticiasCursoIpv6Fev2010>* Papai Noel
trouxe IPv6 para mais um provedor: a Internexo
* ALOG começa a implantar IPv6 nos serviços oferecidos pelo datacenter.
* ABASE Telecom também com IPv6
* Trânsito IPv6 via PTT Metro São Paulo ativado para USP.
* Onda Internet já fornece IPv6 para seus usuários
* A NIPCABLE implantou IPv6 (pilha dupla) em sua rede
* Portal ACESSA.com com IPv6 (dual stack)
* Terra com IPv6 no PTT
* Google ativa IPv6 no PTT Metro de São Paulo.

Por outro lado, temos feito um bom esforço para universalizar a
informação, para torná-la acessível mesmo para quem não fez o curso.
Posso citar:
- o site http://ipv6.br, com seus artigos;
- a comunidade http://ipv6-pt.ning.com, com fórum e blog;
- o curso e-learning http://ipv6.br/curso, com aproximadamente 4h de
duração;
- as apostilas teóricas e roteiros de laboratório do curso básico
http://ipv6.br/basico, todas disponíveis em Creative Commons; e
- as diversas palestras que temos feito em eventos
http://www.ceptro.br/CEPTRO/MenuCEPTROPalestrasPapers.

Boa parte dos módulos do curso básico (presencial) foram gravados em
vídeo, estão em processo de edição, e serão em breve disponibilizados.

Os ISPs já têm uma grande pressão sobre eles: o esgotamento do IPv4 em
2012. IPv6 é uma questão de continuidade de negócios.

Se tiver sugestões de outras ações possíveis, ou mesmo outras críticas,
são bem vindas. Gostaríamos de recebê-las no endereço ipv6 at nic.br, e
reservar essa lista para discussões e dúvidas técnicas.

[]s
Moreiras.