[MASOCH-L] Remover NIS de servidor FreeBSD

Antônio Pessoa antoniopessoa at bsd.com.br
Fri Jan 15 00:59:39 BRST 2010

2010/1/14 Eduardo Schoedler <eschoedler at viavale.com.br>:
> Bom dia!
>
> Estou precisando de ajuda para remover o serviço de NIS/YP de um servidor
> FreeBSD em produção.
> Alguém já precisou fazer isso ?
>
> No Handbook [1] do FreeBSD, quando estamos configurando um novo NIS, ele diz
> para copiar o /etc/master.passwd para /var/yp/master.passwd.
>
> E se eu fizer o contrário, irá funcionar?
> Claro que ao invés de copiar eu precisaria concatenar um no final do outro,
> por causa das contas de sistema:
>
> # cat /var/yp/master.passwd >> /etc/master.passwd

> [...]

Se você ler o documento com atenção ele fala sobre como ativar o
serviço NIS no FreeBSD, é só verificar as linhas que ele menciona e
alterar, são estas (provavelmente):

nisdomainname="test-domain"
nis_server_enable="YES"
nis_yppasswdd_enable="YES"

Ou se for um cliente:

nisdomainname="test-domain"
nis_client_enable="YES"

Delete, comente ou mude as entradas para desativar o serviço.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
Técnico em Tecnologia da Informação