[MASOCH-L] Remover NIS de servidor FreeBSD

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Thu Jan 14 11:24:43 BRST 2010

Bom dia!

Estou precisando de ajuda para remover o serviço de NIS/YP de um servidor
FreeBSD em produção.
Alguém já precisou fazer isso ?

No Handbook [1] do FreeBSD, quando estamos configurando um novo NIS, ele diz
para copiar o /etc/master.passwd para /var/yp/master.passwd.

E se eu fizer o contrário, irá funcionar?
Claro que ao invés de copiar eu precisaria concatenar um no final do outro,
por causa das contas de sistema:

# cat /var/yp/master.passwd >> /etc/master.passwd

Sei também que eu preciso retirar a linha de "+:::::::::" do arquivo
/etc/master.passwd.

Fazendo isso eu já conseguirei remover o NIS, bastando somente parar os
serviços ?

Referências:
[1]
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/network-nis.html