[MASOCH-L] Qmail + AD

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Jan 13 15:59:51 BRST 2010

From: "Rejaine Monteiro" <rejaine at bhz.jamef.com.br>
Sent: Wednesday, January 13, 2010 3:48 PM
To: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help"
<masoch-l at eng.registro.br>
Subject: [MASOCH-L] Qmail + AD

> Olá pessoal,
>
> Alguém já integrou o  Qmail  com AD?
>
> Li que que tenho  que  instalar o Microsoft's Services for Unix 3.5  no
> AD, para que a *autenticacao* do Linux funcione com o AD

Não é necessário, você pode consultar o AD pelos utilitários padrão que vem
com o OpenLDAP, já que o AD nada é que um LDAP "turbinado"

> Sobre o Qmail + AD, encontrei um tutorial que, além do primeiro passo
> acima,  instala o  OpenLDAP para usar com o Qmail

você vai instalar o openLDAP porque precisa de bibliotecas e outros recursos
para que o qmail e o linux converse com o AD.

> Mas, se já tenho o AD,  para que preciso que instalar mais um serviço de
> diretório? Fiquei confusa....

Você vai praticamente instalar todo o openldap, tanto servers qaunto
clientes, mas na hora de consultar vai consultar o AD, que é um LDAP em
resumo.

> [...]
> Linux no AD (usando pam_ldap e nss_ldap) correto? Sendo assim, poderia
> fazer as alterações e mapeamentos  necessários no ldap.conf , para fazer
> com que a autenticação funcione...
>
> Até aí , acho que entendi..  A autenticação esta OK
>
> Mas agora vem o Qmail.
>
> Ele usa alguns outros campos além dos que existem  na aba Unix
> Attributes, por exemplo: qmailUID, qmailGID, mail, mailquota,
> mailAlternateAddress, etc...  e estes não estão disponíveis no AD.  Já
> li algo a respeito de 'extender' o esquema do AD, mas não sei exatamente

Você vai ter que adicionar estes atributos ao AD, usando um editor LDAP
qualquer, não sei se pelo adsiedit dá para fazer tanta coisa.

Porém, editando o AD diretamente, você pode alterar parâmetros que não
deveria em partes vitais e deixar o AD indisponível, só voltando se
restaurar um Backup.

> Enfim, para  usar esses  atributos do Qmail no AD, será que isso é
> possível sem instalar o OpenLDAP?

Você precisa instalar bibliotecas e clients openLDAP, mas nao vai rodar o
serviço LDAP.

> Qual seria a opção mais correta/eficiente?  Usar aliases no qmail
> (dot-qmail) seria uma solução?

http://www.fo2k.com/qmail-activedir/ tem utilitários que verificam
login/senha do AD(bastando compilar e alterar os binários padrão de uma
instalacao openldap+qmail) e um utilitário que gerar os .qmail a partir das
entradas do AD, pode te ajudar.

Resumo da Ópera:

Você vai ter que colocar os campos estendidos que o qmail/ldap exige no AD,
usando qualquer editor, só tomando cuidado para não alterar atributos do AD.