[MASOCH-L] Qmail + AD

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Wed Jan 13 15:48:40 BRST 2010

Olá pessoal,

Alguém já integrou o  Qmail  com AD?

Li que que tenho  que  instalar o Microsoft's Services for Unix 3.5  no
AD, para que a *autenticacao* do Linux funcione com o AD

Sobre o Qmail + AD, encontrei um tutorial que, além do primeiro passo
acima,  instala o  OpenLDAP para usar com o Qmail

Mas, se já tenho o AD,  para que preciso que instalar mais um serviço de
diretório? Fiquei confusa....

Me corrijam se eu estiver enganda:

O Microsoft's Services for Unix 3.5 abre a aba "Unix Attributes", para
que eu tenha os atributos necessários no AD  para autenticar usuários do
Linux no AD (usando pam_ldap e nss_ldap) correto? Sendo assim, poderia
fazer as alterações e mapeamentos  necessários no ldap.conf , para fazer
com que a autenticação funcione...

Até aí , acho que entendi..  A autenticação esta OK

Mas agora vem o Qmail.

Ele usa alguns outros campos além dos que existem  na aba Unix
Attributes, por exemplo: qmailUID, qmailGID, mail, mailquota,
mailAlternateAddress, etc...  e estes não estão disponíveis no AD.  Já
li algo a respeito de 'extender' o esquema do AD, mas não sei exatamente
como isso funciona..

Enfim, para  usar esses  atributos do Qmail no AD, será que isso é
possível sem instalar o OpenLDAP?
Qual seria a opção mais correta/eficiente?  Usar aliases no qmail
(dot-qmail) seria uma solução?

Desde já agradeço !