[MASOCH-L] RES: RES: VRRP x CARP

Ari Arantes Filho ari at dd.com.br
Tue Jan 12 12:24:16 BRST 2010

Quando diz que quer master-master é que quer os 2 em produção, certo? E não
um master e outro parado, certo?

O que fazemos aqui é o seguinte:

Temos 2 servidores de MX, por exemplo, 1 com IP final 10 e outro com IP
final 11. Os IPs 10 e 11 não são configurados no FreeBSD e sim direto no
FreeVRRP quando sobe o serviço. Fisicamente, o IP do final 10 é o 2 e o IP
do 11 é o 3. Fazemos o seguinte: configuramos o FreeVRRP com 2 entradas:
- para o 10, o servidor .2 é o master e o .3 é o slave
- para o 11, o servidor .3 é o master e o .2, o slave.

Assim os 2 sempre ficam em produção e com alta disponibilidade.

[]s,

Ari