[MASOCH-L] Dúvida endereçamento IP

Welliton Sá welliton at infonet.com.br
Thu Jan 7 02:30:10 BRST 2010

Prezados,

estou com uma dúvida relacionada ao uso de alguns endereços IP's em um
cenário semelhante ao descrito abaixo (os IP's e máscaras são apenas
exemplos):

rota no router "A" (172.16.0.254):
10.0.0.0/24 -> 172.16.0.253

rota no router "B" (172.16.0.253 / 192.168.0.254)
10.0.0.32/29 -> 192.168.0.253

O IP 192.168.0.253 pertence a um concentrador PPPoE onde o cliente
após conectar receberá um dos IP's da rede 10.0.0.32/29, máscara de 32
bits e terá como IP remoto 200.200.200.200 numa conexão PtP.

A dúvida é a seguinte: No exemplo acima, podemos atribuir os endereços
10.0.0.32 e 10.0.0.39 aos clientes PPPoE?

Fazendo os testes em bancada funcionou perfeitamente, porém um colega
meu argumentou que NÃO poderíamos utilizá-los pois estaríamos ferindo
RFC pelo fato desses endereços tornarem-se de rede e broadcast no
momento em que adicionei a rota no router "B" e que, se funcionou, foi
por característica específica da plataforma que estamos utilizando
(Mikoritk). Não concordo com o argumento dele, e como não consegui
encontrar nenhuma RFC que referencie um cenário semelhante, recorro à
opinião dos estimados colegas.

--
Atenciosamente,

Welliton Sá