[MASOCH-L] RES: Virtualização distribuída X alta disponibilidade

Renato Fernandes renato.fernandes at webtraffic.com.br
Wed Jan 6 18:13:04 BRST 2010

Boa tarde,

A algum tempo trabalho com virtualizacão, passando desde bochs até Xen.
Atualmente utilizamos duas solucões de virtualizacão, ambas atendem às nossas necessidades. Uma delas é utilizada para virtualizacão de toda a Infra-estrutura interna e a outra para a Infra-estrutura externa.
Estou acompanhando esse tópico e vi o pessoal comentando sobre algumas solucões de virtualizacão(Xen Server, VMware vSphere, VMware Server, VMware ESXi, VirtualBox) existentes no mercado e bem difundidas, por isso deixo aqui um pouco da minha experiência com duas ferramentas não citadas nesse tópico e que não são bem difundidas no mercado.

Ganeti é um projeto opensource que utiliza os hypervisors Xen e KVM. É desenvolvido por um time da Google e inclusive é utilizado em parte de sua Infra-estrutura interna. Por ser uma solucão opensource, sem servico de suporte acaba não se tornando uma opcão viável para ambientes de producão, principalmente em empresas de médio/grande porte. O sistema cumpre muito bem o papel de gerenciador de cluster onde você tem um pool de recursos espalhado por diversas máquinas físicas(que não precisam ser necessariamente de hardware idêntico, geralmente commodity hardware) a sua disposicão para virtualizar seus servidores e gerencia-los, tudo através de shell porém com a possibilidade de utilizacão da API inclusa no sistema. O site do projeto é http://code.google.com/p/ganeti

AppLogic é um sistema proprietário desenvolvido pela 3Tera que utiliza o hypervisor Xen, cobre a maioria das funcionalidades encontradas em outras solucões de virtualizacão, possui uma interface web fantástica que até o momento desconheco qualquer outra solucão de virtualizacão(proprietária ou não) com algo ao menos parecido. O objetivo do AppLogic é oferecer um ambiente IaaS(Infra-structure as a Service) sobre commodity hardware e que o seu cluster seja gerenciado através de um browser(firefox, internet explorer...) usando sua interface web 2.0. Não é um sistema bem difundido no mercado, poucas pessoas o conhecem, recomendo entrar no site para entender melhor como funciona essa solucão que é realmente muito interessante e viável. Dispõe de HA sem necessidade de um Storage pois o disco da máquina virtual sempre estará sincronizado entre duas máquinas físicas(acredito que usando drbd), caso uma das máquinas físicas falhem o sistema se encarrega de iniciar a máquina virtual na outra máquina física. O site do sistema é http://www.3tera.com

Ambas as solucões citadas estão provando ser muito estáveis, a cada mês que passa fico mais feliz e satisfeito!

A mais de 2 anos venho pesquisando/testando diversas solucões de virtualizacão para entender cada uma delas e o que oferecem... meu sonho era encontrar exatamente o que o nosso amigo Marcio questionou na lista, uma solucão de virtualizacão com capacidade de processamento distribuído, mas isso não existe... posso estar errado, mas na minha opinião não existe! Acredito que por diversos fatores, o principal deles seria com relacão ao acesso remoto à memória, pois se vamos distribuir processamento, vamos distribuir memoria também... sei que isso pode ser feito através de RDMA(Remote Direct Memory Access) mas acredito que essa solucão é somente utilizada em HPC(High-Performance Computing) e apenas da acesso direto à memória. Imaginar um sistema operacional(Windows, Linux...) rodar sob uma Infra-estrutura virtualizada e distribuída seria inviável e teríamos mais problemas do que solucões!

Abracos,

Renato Fernandes
Administrador de Rede

WEBTraffic | Inteligência em Internet