[MASOCH-L] RES: Virtualização distribuída X alta disponibilidade

Alexandre Neves neves at seven.com.br
Wed Jan 6 16:29:11 BRST 2010

Ótima a explicação do Dilson.

Só complementando, o "imediatamente" não é "on-line".

Numa falha de hardware do Host principal,
(Leia-se Host como sendo o servidor que hospeda a
máquina virtual), a máquina vitual será
reiniciada em outro Host, que deverá ter as
mesmas características de hardware e
infra-estrutura de rede, switches virtuais, etc.

Tudo bem que é imediatamente após o crash, mas é
um boot, todas as sessões morrem e existe o tempo
de reinício da máquina virtual.

Importante frisar também que os dados da máquina
virtual não podem estar no Host que apresentou
problema. Para que o HA funcione, é preciso que
tenha os dados num storage ou num host separado
dos hosts que hospedarão as máquinas virtuais.

Por experiencia própria, quando for adquirir
licenças do VMWare, opte por comprar a versão que
tenha o VMotion, assim vc terá alta disponibilidade realmente "on-line".

Um abraço,
Alexandre Neves
Seven Internet