[MASOCH-L] Virtualização distribuída X alta disponibilidade

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Jan 5 18:03:21 BRST 2010

Olá Márcio,

Como outros colegas já indicaram, a virtualização não faz a distribuição
de carga e a alta disponibilidade em virtualização só começa com
Storage, 3 servidores e as versões Enterprise do Xen e VMWare, com
penalidade no desempenho.

Se o seu requisito é só alta disponibilidade, resolva com ferramentas de
alta disponibilidade, dependendo do serviço você pode ter também
processamento distribuído, aumentando a performance.

Dependendo do serviço (servidor de arquivos, servidor de e-mail),
podemos sugerir soluções mais adequadas para alta disponibilidade e alto
desempenho.

Virtualização deve ser usada em outros casos: maior velocidade de
implantação de serviços, uso de recursos ociosos, economia de
energia/espaço físico/refrigeração, mas a alta disponibilidade de
virtualização é só para atender a virtualização, normalmente não outros
serviços.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 11-4062-9218