[MASOCH-L] Limite de quota no Postfix

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Mon Feb 1 12:09:44 BRST 2010

Em 01/02/2010 12:07, Bruno L F Cabral escreveu:

> tem um problema, para usar o maildrop a mensagem precisa ser aceita
> entao se a quota estourar na entrega a mensagem permanece em fila
>
> usando o VDA se a quota estourar o proprio postfix recusa a mensagem
> sem ela ficar no sistema
>
> num servidor com muito trafego isso faz uma diferenca enorme
>
> eu usava o maildrop como sugerido e migrei pro VDA justamente por
> essa questao

     eu migrarei pro LDA do dovecot assim que o desenvolvedor dele
implementar uma função que discutimos lá na mailing list esses dias.

     hoje o dovecot possui um plugin chamado zlib que permite que as
mensagens sejam armazenadas (no filesystem) compactadas, tanto por gzip
como bzip2. Ainda assim, o imap e pop3 consegue entregar as mensagens
perfeitamente pro usuário, de forma completamente transparente.

     assim que o LDA do dovecot implementar a função de já armazenar
compactado, o que hoje precisa ser feito por um script externo, ai eu
mudo pro LDA do dovecot em definitivo.

     nos meus testes, comprimindo as mensagens no filesystem, cheguei a
ganhar 60% de espaço de armazenamento.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues