[MASOCH-L] Storage linux x dedicado e iSCSI x NFS

Vinicius Segantin Viteri vinicius.viteri at gmail.com
Mon Apr 19 09:30:03 BRT 2010

Jonatas,

Você quer recomendações de fabricante? Acho que Seagate é uma marca
confiável, mas se o teu disco terá duro trabalho, procure por modelos
enterprise.

Qual a quantidade de slots que você tem disponível? Já existe disco
sata de 2TB. O ZFS permite que você faça mirror, raidz, raidz2...
Dependendo da tua disponibilidade de slot e  de $$$ seu pool pode ser
redudante e ter capacidade de armazenamento e performance maior do que
o esperado.

Se o teu problema está na escrita, vale a pena pensar em SSD para
escrita, dos modelos que já trabalhei (Intel / Kingston e Stec), tem
alguns que te entregam por volta de 4mil - 5mil I/O por segundo. Se
for na leitura, quantidade de RAM e SSD para cache também são
variáveis que devem ser consideradas neste ambiente. O ZFS trabalha
muito bem com essas opções.

espero ter ajudado...

Abs,
Vinicius Viteri