[MASOCH-L] Storage linux x dedicado e iSCSI x NFS

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Apr 13 16:04:29 BRT 2010

Caro Rodrigo,

Tem alguns conceitos misturados na sua pergunta (NAS <> iSCSI), mas vou
tentar responder de forma objetiva: depende :-)

A vantagem de um NAS ou de um Storage com iSCSI sobre um servidor comum
é a quantidade de HDs que ele suporta e o fato de estar isolando a
camada de disco. Se você precisa de muito espaço para armazenamento, ou
muita performance (pela quantidade de HDs), ou pretende montar um
cluster, ou tudo isso junto, o ideal é partir para um equipamento desses.

A escolha entre o NAS ou um Storage com iSCSI tem a ver com a aplicação:
- Um NAS normalmente serve NFS, tem snapshots, replicação para outro NAS
e performance, atende bem a sua aplicação de e-mails Linux, desde que
você use Maildir, pois Mailbox tem problemas de lock com NFS.
- Um iSCSI serve um "volume", que você monta nos seus servidores como se
fosse uma partição de um disco, daí você formata com o filesystem que
melhor atender. Para montar um cluster, o ideal é usar com GFS e fazer o
ambiente de redundância. Também atende bem na sua aplicação de e-mails,
tem snapshots, replicação com outro Storage, etc.

Entre escolher um NAS ou um iSCSI, eu olharia para as aplicações
laterais que podem se beneficiar com esse equipamento. Por exemplo, o
NAS pode ser também o servidor de arquivos da rede, já o iSCSI pode
servir um banco de dados Oracle ou SQL.

Se não tiver nenhuma aplicação para isso, aí o fator determinante é
custo, NAS normalmente é mais barato.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 19-3551-3898