[MASOCH-L] Centos x DJBDNS

Renato Frederick frederick at dahype.org
Thu Sep 24 23:12:16 BRT 2009

Tinydns é a ferramenta de dns autoritativo da suite djbdns
Dnscache é a ferramenta de dns recursivo
Rbldns a ferramenta de listagem de IP(para fazer RBL para servidor de email por ex)
E por fim walldns a ferramenta para responder a dns reverso(muito pratico quando voce precisa criar um dns reverso para uma classe C de uma vez por ex)

Todos são configurados praticamente da mesma forma, depois que você tem svscan rodando

Por exemplo, subir o tinydns, usando o usuario e grupo djbdns, no ip 200.2.2.2

tinydns-conf djbdns djbdns /var/service/tinydns 200.2.2.2

o dnscache, com mesmos usuarios/grupos, no ip 200.2.2.1

dnscache-conf djbdns djbdns /var/service/dnscache 200.2.2.1

esta página[1] tem mais informações, baseado em FreeBSD, mas dá para ter a base para rodar em outro OS:

[1]: http://www.networksexperts.com/freebsd/instalando-e-configurando-dns-com-djbdns-tinydns-e-dnscache/