[MASOCH-L] VLAN: 3com x Mikrotik

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Thu Oct 29 08:05:42 BRST 2009

Ola

Estou com um problema estranho num switch 3com série 2226
ligado a mikrotiks

Fiz cascateamento do mesmo (porta 26) num mikrotik

Adicionei a porta 26 a uma VLAN tagged com ID=2 (e mantive
o untagged de ID=1)

Criei uma porta 2 com VLAN untagged ID=2

Setei no mikrotik (porta 26) um IP com vlanid=2

Coloquei um mikrotik na porta 2 com outro IP da mesma rede

não pinga

segundo o manuel (pag 49) ao ligar um dispositivo untagged
numa porta untagged com marcação ele vai adicionar o ID e
aceitar o pacote. no caso ele deveria sair na porta 26
tagged até o mikrotik cascateado

ainda segundo o manuel se o pacote entrar com o tag correto
ele tambem aceita. na saida se a porta for untagged ele
manda sem tag e se for tagged, manda com o tag certo

como não funcionou fiz outros testes:

a) adicionei no mikrotik da porta 2 uma vlan com id=2
e mudei o IP para essa subinterface. nada

b) mudei a porta 2 para tagged (nesse momento ela virou
tambem untagged para vlanid=1). nada

c) com a conf "b" eu setei outro IP no mikrotik da porta 2
e no mikrotik cascateado (ou seja, sem vlan) e pingou, ou
seja, o untag funciona (mas eu preciso do tag para esta
aplicação)

d) removido "b" e "c" eu setei no mikrotik cascateado um
IP com vlanid=1 e ... nao funciona (li num forum que o
linux tem "alguns problemas" com a vlan de gerenciamento
de switches - o proprio vconfig disse isso quando tentei
setar vlanid=1 com ele)

e) tirei os mikrotik fora e usei notebooks com linux e
vconfig. OS TAGS FUNCIONARAM NO SWITCH

porisso minha pergunta, tem algo a se fazer para um mikrotik
com vlan falar com um switch?

o mikrotik cascateado = 3.30
o mikrotik na porta 2 = 4.2

Agradeço qq dica, FAQ/RTFM, etc.