[MASOCH-L] 1/2 Off: Palm + Windows 64bits = fail

Renato Frederick frederick at dahype.org
Tue Oct 20 11:31:19 BRST 2009

Márcio,

No meu eu fiz o seguinte:

Cancelei o BIS/BES, pois não justifica uma pessoa física pagar 75reais/mês em um produto voltando á empresa.
Alterei o servicebook do 8350i para usar WAP ilimitado(NEXTEL), que já vem com meu plano.

Daí todos os programas funcionaram, isto é muito discutido em fóruns e tem receitas de como fazer por toda a Internet.
Indiferente de você continuar com BIS ou não, o processo é o mesmo:

Já usei 2 programas. O primeiro é o shangmail[1]. Ele faz exatamente o que o BIS da RIM faz, você instala o cliente dele no BB e ele busca o email do seu provedor via imap/pop, e faz push pro seu BB.

O shangmail é muito interessante, ele integra 100% com o sistema de notificacoes e envio de email do blackberry, porém a alguns dias apresentou alguns timeouts por excesso de conexão, o que já foi resolvido. O produto é gratuito.

Outra opção é o gmail, muito mais simples ainda, basta instalar o client do gmail no BB[2], criar uma conta gmail e associá-la ao seu SMTP/IMAP,não sei o nome certo, mas é aquela opção que aparece lá como "behalf of".

O gmail cria seu próprio sistema de notificações e tem o incoveniente de ter que abrir o client dele para compor email, mas nada que seja impossível, basta deixar o client dele para abrir no boot do blackberry e criar um atalho no menu principal, vai criar uma * no ícone dele sempre que chegar email e vibrar ou acender o led, muito cômodo.

Único ruim é que ele não aceita envio de anexos(fotos por ex).

Em todos os 2, o sistema é o mesmo:

Quando você compoe email, ele envia pro servidor gmail ou shangmail e eles fazem relay autenticado no seu SMTP. Isto elimina a necessidade de pagar o BIS e ter a burocracia de falar com eles.

Não sei se as conexões entre o BB e o servidor shangmail ou gmail serão encriptadas como é com a RIM, mas para mim isto pouco importa no momento, até porque uso no PC IMAP e SMTP não encriptado então fica elas por elas.

[1] http://en.shangmail.com
[2] http://www.google.com/mobile/mail/index.html