[MASOCH-L] RES: SMTP: envio sistemático para endereços não existentes

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Oct 6 18:46:09 BRT 2009

Olá Cleber,

2009/10/6 Cleber - Listas <cleber-listas at inetweb.com.br>:

> Qdo identificamos esses casos, nós bloqueamos o Ip do remetente e tbém o
> endereço de e-mail do remetente (caso ele queria trocar o IP) e enviamos uma
> notificação.
>
> Se por ventura algum cliente nosso reclamar, entramos em contato com o
> remetente. Se não houver reclamação, é porque era tentativa de spam mesmo.

É um procedimento similar ao que pretendo fazer, motivo pelo qual
estou buscando outras opiniões. Na verdade, estou pensando em fazer 3
avisos ANTES e, caso não surtam efeito, fazer, então, o bloqueio.

Ainda estou considerando o fato de que há "grandes" provedores na
lista de IPs a bloquear o que, eventualmente, poderá causar o bloqueio
de e-mails "legítimos", vindos do(s) mesmo(s) servidor(es). A
princípio, estou pensando em usar o bloqueio do remetente, até que me
"obriguem" a bloquear o servidor.

P.S. Tenho pensando também na "bola" que o Danton levantou sobre
"confiabilidade de e-mail". :-)

Obrigado

Cássio