[MASOCH-L] Bloqueio rígido de email no UOL

Marco Pereira mpereira.listas at gmail.com
Thu Oct 1 11:59:36 BRT 2009

Caros,

tenho observado ultimamente um bloqueio muito rígido no UOL na entrega de
emails.
Segundo o atendimento, eles criaram uma série de servidores para receber
emails de envios maiores por questões de custo e que todo mundo estava nesse
bolo; além disso, o envio durante o dia é muito pior do que o envio à noite.
O que acontece é que eu recebo emails na minha caixa no UOL de todos esses
grandes provedores, menos dos meus próprios servidores e de um ou outro
grande Email Service Provider.

As duas threads (gray listing e melhores práticas de email marketing da
ABEMD/CGI) me suscitaram dúvidas: é lícito que um grande provedor se proteja
dessa maneira de tal modo que faça um bloqueio tão agressivo? É lícito que
usuários que estão esperando por emails dos nossos clientes sejam
prejudicados por uma questão de "contingenciamento de serviços"?
A técnica deles de graylisting (suponho que seja isso) está tão agressiva
que observo o tráfego de cerca de 85KB por minuto ( ! ) e NENHUM email
enviado!
Para quem tem dezenas de milhares de emails para enviar, com constância de
entrega e com data pra expirar (exemplo: promoções de passagens aéreas) e
não consegue entregar é uma grande frustração ter que ficar implorando com o
provedor para ele permitir conexão em seus MTAs.

Esgotei todas as minhas alternativas. Venho até esse renomado grupo expor
esse problema de não conseguir entregar o que vendi pro meu cliente. Estou
entregando os pontos e vou avisar ao cliente (que inclusive é anunciante no
UOL) que suas mensagens não estão sendo entregues porque o UOL está
economizando os seus 40Gbps de link e o espaço em disco de seus milhares de
servidores.

Eu acredito na autorregulamentação via ABEMD e Comitê Gestor da Internet no
Brasil e torço para que dê certo, mas acredito mais ainda na força da Lei.
No dia que os players, tanto provedores de email quanto provedores de
conteúdo, prejudicarem deliberadamente os serviços uns dos outros forem
punidos, haverá mais respeito e comedimento no uso dos recursos.

NÃO ao bloqueio deliberado do UOL!

Em tempo: faço meu dever de casa corretamente: tenho reputação de entrega no
Hotmail, Yahoo, AOL, Gmail com acompanhamento nos programas deles de
feedback loop list, Smart Network Data Services, Junk Mail Report Program,
etc.; faço tratamento imediato de soft e hard bounce; respondo todos os
emails do ABUSE; temos COI (confirmed Opt-in).  Meus servidores têm
registrados SPF, DKIM, reversos corretamente
configurados, etc. Mais compliance, impossível.

Abraços a todos e desculpem-me o desabafo.
Marco P.