[MASOCH-L] Distribuição de discos iSCSI

Carlos Eduardo Tavares Terra eduardo.terra at gmail.com
Sat May 23 15:46:46 BRT 2009

Caros,
estou precisando disponibilizar discos para alguns servidores aqui na
empresa, porém ainda não possuo muita experiência com com isso.
Estamos em uma situação onde a ferramenta do fornecedor não trabalha
bem com nfs e o disco local do servidor não é grande o suficiente para
atender a demanda.
Implantar uma solução de storage SAN proprietária é cara demais para a
atual situação. O que me sobrou apenas disponibilizar discos iSCSI,
utilizando nosso servidor RedHat que está ligado a um storage Dell.

Estou com dúvidas em relação a disponibilização dos discos. Tenho um
array de 5 discos de 230Gbps para criar discos 'virtuais'. Qual a
melhor forma de fazer isso?
Crio o RAID, particiono em unidades menores e disponibilizo as
unidades menores? Coloco as partições em um VG e vou criando volumes
lógicos do tamanho necessário para cada initiator?
Qual o melhor raid para hospedar discos? Atualmente trabalho com RAID5
para disponibilizar dados via NFS. Posso continuar com RAID5 ou isso
tem impacto na performance?

Pensei em adotar o OpenFiler aqui na empresa, mas as ferramentas de
gerenciamento do Storage só funcionam em Suse ou RedHat, me deixando
de mãos atadas.

Obrigado pela ajuda...

--
Carlos Eduardo Tavares Terra