[MASOCH-L] problemas c/ smtp

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue May 19 21:05:02 BRT 2009

On Tue, 19 May 2009, Taylor M. wrote:

> pelo q tô vendo aqui, minha rbl tá bloqueando os emails que tão vindo de
> fora.... e não essas tentativas de envio q tô descrevendo... tentei
> colocar rbl nas entradas dos emails dos clientes, mas dai tipo eu, aqui
> na rede onde estou, já fui barrado hehehe. resolve o problema, mas dai
> poucos clientes vão se safar (eu acho). concorda comigo? ou tô viajando
> na maionese?

recapitulando o básico: transporte de e-mail, basicamente mensagens que
vem de fora para você, vem por 25/tcp. essas devem ser submetidas ao
escrutínio de listas negras. mensagens submetidas pelos seus clientes vem
por 587/tcp, com autenticação. se o cliente insistir em usar 25/tcp porque
é a configuração default de quase todo cliente, e vier de um IP maldito,
será barrado sem mais nem menos. capisce?

eu disparo o qmail-smtpd a partir do bom e velho inetd. as linhas do
arquivo de configuração são:

smtp stream tcp nowait.30 qmaild /usr/sbin/tcpd /var/qmail/bin/tcp-env -R /usr/local/bin/rblsmtpd -b -a whitelist.inexo.com.br -r blacklist.inexo.com.br -r zen.spamhaus.org -r bl.spamcop.net /var/qmail/bin/qmail-smtpd /usr/local/sbin/chkpasswd /bin/true

587 stream tcp nowait.600 qmaild /usr/sbin/tcpd /var/qmail/bin/tcp-env -R /usr/bin/env QMAILQUEUE=/var/qmail/bin/add-message-id /var/qmail/bin/qmail-smtpd /usr/local/sbin/chkpasswd /bin/true

explicando:
nas conexões por 25/tcp (smtp) é executado o rblsmtpd. se passar, roda o
qmail-smtpd. nas conexões por 587/tcp (submission) não tem rblsmtpd, em
compensação executo o 'hack' add-message-id para evitar que se enviem
mensagens sem identificador. em ambos os casos permito (ou exijo no caso
de submission) autenticação e é para isso que aparece o chkpasswd.