[MASOCH-L] Powerline

Emiliano Martins emiliano.martins at ik1.com.br
Wed May 6 12:00:40 BRT 2009

Marcelo,
Não se pode jogar sinal no neutro, pois o neutro é aterrado, ou seja, ele
mataria qualquer sinal que for jogado nele. Por isso que os equipamentos
Home Plug transferem o sinal pela fase.

Hoje existem equipamentos que trafegam sinal por até 200 metros de cabo
elétrico, o que atende uma residência e escritórios sem grandes problemas...
Como a maioria das instalações elétricas de residências, e de escritórios
também, é bifásica, basta ligar um equipamento numa tomada 220V que temos
sinal em todo ambiente, desde que respeitado o limite dos 200 metros de cabo
elétrico.

Att.

2009/5/6 Marcelo Giovani <mgm at cbpf.br>

>   Teoricamente Caio, se estes equipamentos fossem do padrão HomePlug,
> deveriam se comunicarem mesmo em fases diferentes(porém em mesmo neutro).
> Você se lembra de qual fabricante eram estes equipamentos?
>
>   Abaixo, um link com informações mais atual (Abril 2009) sobre a
> homologação da Anatel aos PLCs:
>

> http://idgnow.uol.com.br/telecom/2009/04/03/anatel-aprova-regulamento-que-permite-internet-pela-rede-eletrica
>
>    Att,
>
>   Marcelo Giovani