[MASOCH-L] cryptografia em mensagens de e-mail

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Wed Mar 25 11:29:50 BRT 2009

    partindo da situação inicial proposta, o 'hacker' vai ter acesso ao
servidor mas o autor da thread não quer que ele consiga ler as mensagens.

    veja bem ..... se você integra algum processo intermediário no
postfix/courier pra fazer a criptografia das mensagens, no caso baseado
no remetente delas, então esse processo teria que ter acesso às chaves
primárias dos remetentes, senão não tem como criptografar.

    se o 'hacker' conseguir invadir o servidor, então ele poderia ter
acesso até mesmo às chaves primárias dos remetentes, o que jogaria toda
a criptografia pro espaço.

    criptografia de disco resolveria se o cara roubasse o HD .... sei
lá. Mas se ele invade o servidor rodando e tem acesso aos processos
autorizados a lerem daquele diretório, então não vejo como criptografia
de disco resolveria.

    acho que a solução vai acabar sendo o bom e velho S/MIME ....

    criptografia é algo que precisa acontecer fim-a-fim, no caso de
cliente de correio do remetente para cliente de correio do destinatário.

    nesse caso, as mensagens armazenadas no disco do servidor estariam
criptografadas, só sendo 'legíveis' para o remetente/destinatários
envolvidos.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues