[MASOCH-L] Fw: Disco cheio sem estar cheio

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Mar 18 02:02:18 BRT 2009

Taylor M. wrote:
> ótimo!!!! :)
>
> /dev/sda5             189G  184G  5,3G  98% /home
>
> já aliviou, mas não "resolveu", certo ?
>
> agora q já dá pra respirar um pouco mais aliviado, tens alguma outra
> idéia do que pode estar acontecendo? já reiniciei o micro p/ ver se
> não teria algum processo preso ou sei lá o que, e tbém não resolveu!

O ext3 reserva (e conta como porcentagem do disco) uma grande quantidade
de espaço para a tabela de i-nodes, que é pre-alocada, e em geral
super-dimensionada.  Se voce quer um file system com quase 100% de
espaco livre assim que termina de formatar, tente o XFS, que faz
alocação dinamica de i-nodes.  Claro que há desvantagens...

Estude o assunto.  Uma sugestao rápida para comecar (acabei de achar no
google):

http://www.debian-administration.org/articles/388

    Filesystems (ext3, reiser, xfs, jfs) comparison on Debian Etch