[MASOCH-L] IP em Black List

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Mar 17 09:24:57 BRT 2009

Márcio Lages Silva escreveu:

> Tenho tido ultimamente problemas ao enviar e-mails pra fora pois meu IP está constantemente em Black List.
>
> Como resolver definitivamente esse problema. Obrigado.

    Com raríssimas exceções, IPs não vão parar de graça em RBLs. Antes
de mais nada tenha certeza que você resolveu os motivos que fizeram você
ir parar nas RBLs e certifique-se que eles não vão acontecer novamente.

    DEPOIS que você entendido o motivo de ter ido pras RBLs, tê-los
solucionado e ter tomado medidas para que não aconteçam de novo, ai sim
você pode tentar utilizar as ferramentas, muitas vezes automatizadas no
site da própria RBL, para solicitar a remoção dos seus IPs.

    Mas se solicitar a remoção de graça, saiba que algumas RBLs
simplesmente impedem a remoção de IPs que são delistados e voltam a ser
listados logo em seguida. Portanto, resolva o problema que levou você a
ser listado antes.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues