[MASOCH-L] cópia de disco - Epílogo

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Jul 27 23:32:34 BRT 2009

Bem, resumo da ópera até antes deste e-mail:

precisava substituir os discos de um servidor Dell powerEdge
não-sei-mais-das-quantas equipado com um controlador RAID1 que por sua vez
estava ligado a dois discos SATA, originalmente de 256G, deveriam passar
para 1T. A controladora é vista pelo resto do computador como um disco
SAS.

seguindo dicas da lista eu troquei um disco velho por um novo, deixei
sincronizar, depois troquei o outro disco. funcionou parcialmente, pois a
controladora não foi informada de que a capacidade de seus discos
aumentara. consultando a Dell veio um banho de água fria: segundo o
suporte da Dell eu deveria fazer um backup completo, deletar o RAID
existente, construir um novo RAID, agora com a capacidade plena dos novos
discos e restaurar os dados.

Agora o epílogo

Fiquei, porém, com uma pulga atrás da orelha, se eu fosse o controlador
RAID que dados eu destruiria para formar um novo RAID? alguma coisa como a
MBR e a tabela de partições, alguns bloquinhos para guardar timestamps,
mas não havia motivo lógico para destruir os sistemas de arquivos
armazenados. Então parti para o seguinte procedimento:

1. salvar o MBR e tabela de partições (com dd) para um pendrive.
2. deletar o RAID original.
3. recriar o RAID conforme instruções da Dell (o tempo de criação do RAID,
de alguns segundos apenas, foi uma evidência a mais em favor da minha
hipótese de que os dados sairiam ilesos).
4. reconstituir a MBR com o arquivinho no pen-drive, usando um sistema
operacional a partir de CD (thanks, Ubuntu).
5. rebootar a coisa e rezar.

Um desastre. o bicho começou a tentar boot pela rede. comecei a pensar o
que tinha feito de errado quando acendeu uma lampadinha: ao destruir o
RAID original a BIOS do sistema removeu o HD virtual da lista de boot. Ao
reconstruí-la o novo e paquidérmico HD virtual foi para o fim da fila. Um
pequeno ajuste nos parâmetros da BIOS e pimba! o sistema bootou bonito e
agora com 1Tera no disco virtual SAS.

6. estender a partição e o volume lógico ou criar uma nova partição para
ocupar o novo espaço. optamos pela partição nova.
7. acabamento: copiar o que deve ir para a nova partição, editar fstab,
mas tudo isso já com a alma aliviada.

Grato por toda a discussão em torno deste tópico. E ao cara do suporte da
Dell que sem querer me deu a pista de que os dados não seriam destruídos
(embora talvez ele mesmo não saiba), pois quando eu perguntei se a criação
de novo RAID demoraria muito ele respondeu que não, no máximo um minuto.