[MASOCH-L] RES: RES: cópia de disco.

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Jul 27 17:02:40 BRT 2009

On Mon, 27 Jul 2009, Itamar Reis Peixoto wrote:

> se vc tivesse usando LVM nao teria estes problemas.

Filesystem           1K-blocks      Used Available Use% Mounted on
/dev/mapper/VolGroup00-LogVol00
                      237193928 204873112  20272024  91% /

isto parece um LVM? acho que sim. note que o RAID-1 aqui não é
implementado no sistema operacional. é uma peça de hardware, uma
controladora que toma conta dos dois HDs e os mascara para o computador,
de modo que o que o sistema operacional pensa se tratar de um HD SAS é de
fato um controlador de RAID com dois HDs SATA.

Meu problema é que a tal controladora não gosta de ter seus parâmetros dos
discos virtuais alterados a quente. A recomendação da Dell, para a qual
ainda estou procurando contornos, é backup geral e instalar do zero.