[MASOCH-L] Contabilizar Trafego da Rede

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri Jan 23 22:09:37 BRST 2009

Taylor M. wrote:
> Bom, a idéia é a seguinte.. ele tem lá um servidor com 3 ou 4 dominios se não me engano... e quer saber quanto cada domínio tá usando no total, desde navegação até envio/recebimento de emails...

Como diria Jack The Ripper, vamos por partes..

> acho q pelo iftop não dá né?

Se os 3 ou 4 dominios neste 'servidor', estao na mesma interface fisica,
solucoes que identifiquem somente a interface fisica do switch, nao
servem, concorda ? (a menos que sejam VLANS, unlikely..)

Se os 3 ou 4 dominios, neste 'servidor', estao TAMBEM no mesmo IP,
solucoes de camada 3 NAO servem, identificar o trafego de IP a.b.c.d nao
vai dizer se era trafego do virtual host "josedascouves.com" no a.b.c.d,
ou do "joaoemaria.com" no mesmo a.b.c.d, voce nao tem visibilidade neste
nivel, portanto, contabilizacao por IP (seja netflow, seja NTOP), nao
ajudam.

Assumindo que voce tem os mesmos port numbers dentro deste IP a.b.c.d:80
(exemplo), para os 3/4 dominios, solucoes de camada 4 nao servem tambem.

Alternativas:
1- Mais simples, usar estatisticas do lado do servidor (?), nao conheco
apache e afins a fundo, mas presumo que tenha modulos de estatisticas
por vhost ?
2- Mais complicada, analisar com DPI/'inspecao dos pacotes',
sinceramente, ate sei que e' possivel, mas estou certo de que nao tem o
menor sentido.

> Quanto ao Radius, q o Ricardo indicou... como ele funciona? pegaria os acessos externos feitos nesse servidor pra contabilizar ?

Estou curioso, se estamos falando de lado "servidor", onde se presumo,
voce nao tem NPI de onde estao os clientes mandando as requisicoes HTTP,
como o Radius do acesso (que pode ser de qualquer 'lugar' do mundo),
ajudaria ?
Sem contar que o Radius nao daria informacao sobre quanto vai para os 3
+ 4 dominios diferentes, mesmo que fosse na sua propria infraestrutura o
caminho todo de cliente ate servidor....