[MASOCH-L] Contabilizar Trafego da Rede

Carlos Roberto Maciel Carneiro carlos.roberto.maciel at gmail.com
Fri Jan 23 16:45:36 BRST 2009

Se a contabilização é dada dentro de um servidor compartilhado essa análise é dada por registros de log.
Existem ferramentas prontas que ajudam nesse trabalho (CPanel, Plesk, ....) e você não perderá tempo desenvolvendo uma solução e pelo custo da licensa se paga fácil.

O Radius acredito não se aplicar nem seja interessante para a situação.

O SNMP você consegue analisar o tráfego de tempos em tempos e é apartir dessa média que são gerados os gráficos.
Apartir dessa média você consegue analisar o consumo de banda, mas não o tráfego efetivamente consumido.

Se a contabilização é dada por porta ethernet de um servidor em um data center, saber o tráfego consumido pelo servidor ligada fisicamente em sua rede também tenho interesse em saber as soluções existentes.

Para saber por exemplo que um servidor consumiu 5, 10, 20 ou 30Gb de tráfego em um determinado espaço de tempo.

Pela descrição o Netflow chega mais próximo do imaginado para atender essa necessidade mas como nunca usei não sei se a minha impressão está correta.

Atenciosamente,

CARLOS ROBERTO MACIEL CARNEIRO
carlos.roberto.maciel at gmail.com