[MASOCH-L] distância site principal/contingência - era Re: Solução para backup em Linux

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Feb 26 22:20:28 BRT 2009

Depende de quem fala, pode nao ser tão disparatado.  Por exemplo, se for
num pais onde um ataque a bomba é algo altamente plausivel, como os EUA
ou Israel, eu não diria que é disparatado.

Além disso, não se trata apenas do site, mas da infra-estrutura como um
todo.  De nada adianta ter os dois prédios em lados diferentes da rua, e
o que vem a falhar é o sistema de fibras de comunicação daquela rua....

Depois do incidente do World Trade Center, tenho ouvido falar em sites
de backup em cidades diferentes como uma obrigação...  Ou mais, sites de
backup itinerantes, dentro de caminhões com geradores de energia, e
capacidade para plugar a rede em qualquer lugar a qualquer instante...