[MASOCH-L] distância site principal/contingência - era Re: Solução para backup em Linux

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Feb 26 21:50:41 BRT 2009

Eu não acho 10 km disparatado; pelo contrário, acho que a distância a
se colocar sites de contigência atualmente é o limite da óptica ZX,
que é da casa de 70-100 km.

A distância mínima vai depender de quais casos se quer prever no plano
de recuperação de desastres:
- Incêndio em prédio
- Incêndio florestal
- Queda de avião
- Ataque químico/biológico/nuclear de dispersão
- Revolta popular
- Tormenta tropical
- Bomba atômica
- Golpe de estado
- Falha da operadora incumbente de telecomunicações

Alguns desses casos podem requerer milhares de kilômetros ou
continentes diferentes para separação dos sites... para outros, 1 km é
suficiente.

No estado de SP, Campinas e São José dos Campos são boas opções para
sites redundantes de SP; boa distância, e Campinas e SJCampos ainda
tem boas capacidades de telecom, com Campinas podendo se manter no ar
por MG e SJCampos por RJ,

Dentro da Grande SP, SP e Alphaville(Barueri) parece uma boa
combinação, mas há riscos significativos de falhas de modo comum
derrubando a capacidade de telecomunicações das duas cidades.

Rubens