[MASOCH-L] Solução para backup em Linux

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Thu Feb 26 14:17:16 BRT 2009

> Na minha experiência em grandes organizações com milhares de fitas em
> acervo, o índice de recuperação parecia ser de 50 a 75%.
> Um índice para o qual eu esperaria alguns 9s (99, 99.9% etc.), e não
> números dessa ordem... mas use o método científico: tente fazer hoje
> restore de umas mil fitas, e veja quantas delas realmente voltam.

Uma Coisa a se levar em conta com HDs é o procedimento de catastrofe.

O Datacenter da telefonica pegou fogo, e se for na sala onde fica os
backups em HD?

A um tempo atrás um avião da TAM bateu num prédio, foi o prédio da
TAM, mas poderia ser datacenter com os servidores e e HDs de backup
la.

Tem hístórias, que não sei se são verdade, de empresa(s) que tinham
servidor(es) em uma das Torres Gêmeas com a redundância na outra
torre. Dias depois os funcionários das filiais estavam perdidos, por
que os dados juntamente com os backups tinham sumino no evento, ou
Seja sem clientes.

Eu sei que são casos extremos, mas devem ser levados em consideração,
já que a empresa pode fechar se os seus dados sumirem após um evento
deste. Mesmo que o evento seja em apenas em um prédio.

Aqui nós usamos um jeito simples. As fitas ficam em outro escritório,
as pessoas responsáveis se revesam para passar lá todos os dias cedo,
e pegar a Fitas a serem usadas durante a próxima madrugada, e no fim
do dia, levam as fitam feitas na madrugada. Acho que isso não é feito
nos domingos e feriados, onde levam fitas a mais. Mas no caso do pior
acontecer, perde-se no máximo alguns dias.

Sei de gente que aluga uma duzia de postes e passa uma fibra para uma
outra sala/escritório, onde funciona outros setores e la mantém os
sistemas de Backup em HD. Dependendo do Caso o custo pode ser
aceitavel.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas