[MASOCH-L] VPN IPSEC cisco 1700

Gustavo Rodrigues Ramos gustavo at nexthop.com.br
Thu Aug 20 16:48:28 BRT 2009

Olá Luis, acho que assim fica um pouco mais fácil para entender:

! configuração da phase 1 (isakmp) - o default do Cisco é usar DES
para esta fase
crypto isakmp policy 1
 hash md5 !--- confirme se está usando md5 ou sha
 authentication pre-share
 lifetime 28800

! psk para o gw-remoto
crypto isakmp key <chave> address <gw-remoto>

! transform-set (phase 2)
crypto ipsec transform-set cm-transformset-1 esp-des esp-md5-hmac
!--- confirme se está usando des ou 3des, md5 ou sha para criptografia e
!--- altere a configuração acima para refletir a mesma configuração do gw-remoto

! crypto-map que deverá ser aplicado na sua interface wan,
! normalmente é a interface para onde está apontada a sua rota default
crypto map cm-cryptomap 1 ipsec-isakmp
 set peer <gw-remoto>
 set transform-set cm-transformset-1
 ! access-list que selecionará o tráfego e criará as SAs
 match address 100

! defina a access-list
access-list 100 permit <rede interna> <rede remota>
access-list 100 permit (...)

! aplique o crypto-map em uma interface
interface f0/0
 description connected to Internet
 crypto map cm-cryptomap
!
end

Depois disso, teste a comunicação e verifique o status do túnel com
"show crypto isakmp sa". QM_IDLE significa que está tudo bem.

Gustavo.