[MASOCH-L] universal gateway

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Wed Aug 5 10:26:44 BRT 2009

Danton Nunes wrote:

> acho que não tem jeito. se ele está configurado com um IP fixo que não é
> da faixa da rede local, ele está fora da rede. você até poderia fazer um
> roteador "benevolente" que assume o endereço de rota "default" dele, mas
> é tanta gambiarra junta que vai ser milagre se funcionar.
>
> ademais, e se ele estiver com um IP conflitante com os seus, ou então
> com um IP da internet?

O ponto que o Danton esta fazendo (creio), e':
1- Se ele tem um notebook sem DHCP e etc, na verdade, e' um RISCO em
termos de conectividade deixar ele se conectar na sua rede
2- Se ele nao consegue reconfigurar a maquina para usar DHCP, o risco de
cima, ainda se soma as grandes chances dele ser um 'vetor de porcaria',
malware e etc. Selecao natural mesmo :-)

Eu sei que tem produtos que fazem portais WiFi para este tipo de guest,
mas pelo que sei, ainda assim, sao com DHCP (e vlans com walled garden e
etc), eles assumem que a pessoa usando o computador tem como ao menos
fazer isto.