[MASOCH-L] Dúvida básica sobre AS e blocos IPs

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Fri Sep 12 15:40:09 BRT 2008

Olá Livio.

Essa thread já rolou na GTER, eu mesmo que abri.
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-August/019752.html

Abraço,
Eduardo.

From: "Livio Zanol Puppim" <livio.zanol.puppim at gmail.com>
Subject: [MASOCH-L] Dúvida básica sobre AS e blocos IPs

Pessoal,

não achei no site das listas de e-mail como procurar e-mails passados.
Dei uma olhada rápida em páginas do google, na RFC 1930 e no histórico
da lista mas ainda estou com algumas dúvidas em relação a ASs e blocos
IPs. Se voces puderem me responder eu agradeceria:

- O que eu preciso para ser um AS? Onde eu acho um local que me
explique melhor este ponto? Eu preciso de dois links com oepradoras
distintas? Preciso de um protocolo de roteamento EGP único? Mais o
que?
- Como eu cadastro um AS? eu pago para cadastrar um AS? À quem eu
pago? Se eu pago, onde eu vejo preços, etc...
- Como as operadoras sabem que um AS é meu? Do ponto de vista técnico
para o roteamento BGP.
- Qual a vantagem de se tornar um AS? Qual a desvantagem?
- Os blocos de endereços IPs, eu 'alugo' com as operadoras? Ou posso
obter de algum orgão regulador, e cadastrar este bloco como sendo meu,
independente de operadora?
- Como eu registro os blocos IPs para o meu AS? Como eu associo os
blocos ao meu AS?
- Quanto custa faixas de endereços IPs? onde eu acho algo falando sobre
isso?
- Posso rodar IPv6 no meu AS? Preciso de algum procedimento formal?
- Como eu consigo um PoP na rede da RNP? Que procedimentos formais devo
tomar?

Acho que deu pane geral na minha cabeça de tanto trabalho e to ficando
maluco... Cada dúvida estranha...

Enfim, se puderem me ajudar ficarei satisfeito.

--
[]'s

Lívio Zanol Puppim