[MASOCH-L] Storages: Performance e Tunings

Flavio Junior billpp at gmail.com
Thu Oct 23 10:26:40 BRST 2008

Sim, sobre o "stripe crossing" eu vi, isso ta diretamente ligado ao tamanho
do stripe em cada disco né.

Como eu disse no primeiro post lá, eu to usando stripes de 128Kb, por ser o
recomendado pelo próprio storage no aplicação de servidor de arquivos e por
ter se comportado melhor nos benchmarks que fiz... talvez pras LUN's dos
arquivos maiores eu aumente, mas isso vou perceber só quando tiver fazendo
os testes reais já.

Sobre o LVM eu estou usando sim, inclusive existe algo importante no
trabalho RAID+LVM que é o alinhamento dos stripes do RAID com o inicio dos
teus PE (Physical Extent) para que não precise de seek em algum disco quando
for fazer uma leitura. Fez uma boa diferença nos testes tambem.

Já que falou sobre a expansão LVM, como tu organizou o teu ?
Como criou teus PV? Partições ou disco?
Encontrasse alguma forma de re-ler o tamanho do disco/lun quando expandido
no storage sem reiniciar o server (ou derrubar e carregar o modulo da HBA de
novo)?
Quais os valores de Read-Ahead que tu usou nos LV (qual o calculo feito)?

Até mais, abraços...

--

Flávio do Carmo Júnior