[MASOCH-L] Storages: Performance e Tunings

Flavio Junior billpp at gmail.com
Wed Oct 22 16:40:31 BRST 2008

Boa tarde pessoal..

É meu primeiro post na lista, sou administrador de redes em uma emprega
(media-grande) de engenharia civil em Santa Catarina (Floripa).

Estou realizando no momento um projeto de DR (Disaster Recovery) e, de
lambuja um cluster HA/LB (High Availability/Load Balance), mas é minha
primeira experiencia com equipamentos "high-end" como Storages FC (IBM
DS4700), SAN, Discos FC e todo esse mundo lindo dos grandes.

Gostaria de trocar alguma ideia com a galera que já tem alguma experiencia
nisso na forma como foi feita a instalação, qual o tipo de operação
(throughput vs. I/O transaction), quais as configurações e tunings feitos
tanto no storage quanto no SO.

Vou descrever um pouco o que tenho feito.. tenho me baseado em alguns
contatos via IRC com a galera do exterior e os Redbooks da IBM.

Eu vou utilizar o Storage principalmente para servidor de arquivos, porém é
uma media de 60% arquivos GRANDES (mapas geograficos, fotos satelite...) e
40% arquivos normais. Só isso já torna meu cenário "misto" (throughput e
IOPS). Mas alem do servidor de arquivos tambem vou armazenar os e-mails no
servidor.

Eu tenho trabalhado com Cache Block-size de 8k (no storage), formatado o FS
(GFS) com 4k/bloco e configurado o read-ahead do device em 16384 blocos
(cada bloco de 512b) pra cada LUN entregue pelo storage, mas eu tambem estou
usando o LVM para fazer stripe em 3 casos, nesses o valor do read-ahead é
multiplicado pelo numero de stripes.

Eu me atentei no alinhamento entre o RAID5 e o LVM. Sendo o pe_start do LVM
3 vezes o tamanho do segmento do RAID (Chunk size, segment size, stripe
size... depende do fabricante). Fiz alguns benchmarks com o bonnie++ (14 no
total) e optei por essa configuração.

Apesar de saber que teria um ganho melhor se fizesse mais raid-groups, eu
optei por um unico RAID5 13+1, devido ao valor dos discos de
fibra/capacidade. Cada disco custa 4.5k e armazena 300Gb.
O limite de IOPS de cada controladora do DS4700 é de 2000, cada disco 300GB
15K FC faz 340 IOPS, mas acho que não vou conseguir estrangular a
controladora com 2000 IOPS, pelo menos agora no inicio.

Esse é meu cenário em relação ao assunto (Performance e tuning), gostaria de
dicas, correções, trocas de experiencia e qualquer outra informação que
julgarem relevante. Como citei, meu conhecimento com storage é totalmente
baseado em redbooks e um ou outro amigo que da uma dica que leu/viu em algum
lugar.

Se alguem quiser trocar ideia tambem sobre o HA/DR/LB estou a disposição :).

--

Flávio do Carmo Júnior aka waKKu @ irc.freenode.net