[MASOCH-L] Compactação de backup

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Sat Oct 18 14:50:30 BRT 2008

On Sat, 18 Oct 2008, Andre Uratsuka Manoel wrote:

> Obviamente fizeram. E esses herdeiros estão fazendo bom uso do legado
> deles. Acho que a questão é de diminishing returns. Cada ganho é cada
> vez mais difícil. Talvez a família LZ + huffmann já tenha conseguido
> capturar o suficiente da entropia interna. Não sei se você chegou a
> ver o sequitur para compressão de dados estruturados. É bem
> interessante, mas não é tão usável em geral quanto o LZ.

o mais interessante e talvez o segredo do sucesso do LZ* é o fato dele
fazer praticamente nenhuma hipótese a respeito da natureza do que vai ser
comprimido. tudo não passa de uma sequência de bits. claro que conhecendo
a natureza dos dados podemos comprimir mais, até mesmo com perda de
informação (como o caso de JPEG, MPEG), se ela for aceitável. outro campo
interessante vai na linha dos fractais e formas modulares, mas qualquer
ganho adicional agora virá com grande esforço, pouco resultado e alguma
especialização. pegue um arquivo gzipado qualquer e faça uma análise
espectral do bicho. é indistinguível praticamente de ruído branco! o
liquidificador LZ tirou mesmo todo o suco!