[MASOCH-L] [OFF]Ajuda à um simples usuário de ADSL e Rotas

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Tue Nov 4 22:57:49 BRST 2008

Pegando o embalo da sugestão do Rubens, há uma outra coisa que pode ser
feita também (é uma variação da sugestão dele).

Poderia ser criado um grupo de pessoas que sofrem e utilizam o mesmo
serviço, mesmo aqueles que tem banda larga de outras operadoras (certamente
um dia eles também já reclamaram ou irão reclamar), escolham uma cidade do
país em que existe abordagem banda larga residencial de pelo menos umas
quatro operadoras). Contrate um acesso residencial de cada uma delas e
conecte tudo em um servidor Linux. Feito isto, crie um script poderoso
(perl, bash, etc) que faça as medições através de cada um dos links até o
servidor alvo, e que automaticamente jogue a rota default do servidor Linux
sempre para aquele que possuir a menor latência.

Os usuários desse sistema então fechariam um tunel com este servidor Linux
para acessar os servidores alvo pelo link que tiver a menor latência.

Obs.: a situação ideial é que este Linux concentre acessos residenciais
banda larga de pelo menos cada uma das fornecedoras dos usuários. Isto
garantirá (não 100%, mas bem perto disto) que tu chegue ao servidor Linux
sempre com a menor latência de rede do que se tu utilizar um transito
nacional da tua operadora.

[]s
./diogo -montagner