[MASOCH-L] [OFF]Ajuda à um simples usuário de ADSL e Rotas

psyclon.nine at gmail.com psyclon.nine at gmail.com
Tue Nov 4 20:42:50 -03 2008

Boa noite senhores,
Primeiramente quero pedir desculpas por estar postando uma mensagem como
esta em uma lista conceituada como esta, mas, é que sinceramente, não
sei mais a quem recorrer.
Sou um mero usuário de Banda Larga da conhecida (e por sinal
problemática) Brasil Telecom. Infelizmente ela é a única que presta este
serviço em minha região, e parece que estou fadado a utilizar ela por um
bom tempo. Bem, faço uso de servidores que estão nos Estados Unidos,
mais precisamente em Dallas, TX, sob os serviços da AT&T e utilizados
pela Blizzard Entertainment - sim, sou um simples jogador do já
conhecido MMORPG World of Warcraft - e nos últimos meses a situação está
insuportável. Bem, os servidores estão sob o CIDR 206.16.0.0/14 e a
minha operadora usa o AS6453 (teleglobe, tata, ou como quiserem chamar)
para chegar até esta rede. O problema que quando dou traceroutes para o
IP de destino a minha latência sobe de meros 30ms para astrônomicos
800ms. Sim, isso pode parecer normal, e como os inúmeros atendentes da
Brasil Telecom com que conversei, todos disseram que "é por que o
servidor está fora do Brasil". Ok, pode ser uma desculpa bem plausível,
mas, eles não conseguem me explicar por que quando a BrT usava a rota da
Deustche Telekom ou a rota da SprintLink tudo era uma maravilha, tinha
uma latência normal (180ms em horários poucos movimentado e 250~280ms em
horários de pico). E o problema não são nos servidores, porque, vários
colegas meu usam Virtua, Speedy, Turbo da GVT e não têm problemas e
dores de cabeça como eu tenho.
Pronto, desabafei um pouco, sei que os senhores nem deveriam estar lendo
esta mensagem, já que este é um grupo sério, e eu chego aqui com meus
simples joguinhos online (aliás, uma pesquisa sobre "world of warcraft"
"brasil telecom" em qualquer motor de busca pode demonstrar o que nós
usuários da BrT passamos) e um "wallofuselesstext", mas, como disse,
todas minhas alternativas se esgotaram, e vim pedir ajuda aqui para
perguntar: O que devo fazer? Ou melhor: há algo que eu possa fazer
perante a Brasil Telecom?

Peço mais uma vez minhas sinceras desculpas pelo tópico em off,

Att.
Willian