[MASOCH-L] Dois links e DNS distintos para um s ó Site Web ..

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Tue Mar 4 21:32:52 BRT 2008

Uma abordagem é usar dois (ou mais) servidores DNS, um com IP da operadora A
e outro com IP da operadora B.

O da operadora A resolve todas consultas pelo nome do servidor web para IPs
da operadora A.

O servidor de DNS da B, resolve para IPs da operadora B.

Use TTL baixo.

Existe uma margem de erro, mas é provável que se o servidor de DNS usado
pelo usuário X não conseguir acessar determinado /26 o usuário X também não
conseguirá.

Alguns dirão que esta abordagem fere alguma RFC, acho que fere mesmo, mas já
usei uma vez e aparentemente funcionou. Mas também não era nada de missão
crítica, fica a seu critério.

Usar datacenter é melhor, embora tenha muito datacenter single-homed, pois
são várias coisas para dar errado e todas dão trabalho para serem
resolvidas. Em um datacenter se espera não tomar conhecimento da maioria
delas, seja por garantias ou rápida resolução.

Por outro lado, o do cliente, no Brasil não costuma haver diferenciação
entre o provedor de last-mile e de acesso de internet. Portanto se acontecer
qualquer problema neste mundão entre o cliente e o local onde a operadora de
internet dele faz peering (ou o datacenter compra tráfego) links adicionais
no datacenter não servirão para nada. Sobre este ponto de vista, se seus
clientes são concentrados em determinada região afastada dos locais de
peering ou do datacenter é razoável contratar os provedores localmente.

É preciso balancear os dois aspectos.