[MASOCH-L] Dois links e DNS distintos para um s ó Site Web ..

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Mar 4 17:17:29 BRT 2008

On Tue, 4 Mar 2008, Fabrício Veiga wrote:

> Bom, na realidade, eu fiz uma gambiarra para funcionar os dois links de
> internet plugados num servidor firewall, usado apenas para acesso a
> internet. É possível usar o BGP nesse tipo de cenário para que os
> usuários não fiquem sem internet ?

evidentemente. caso um link caia o tráfego sai todo pelo outro, mesmo o
que vai para o AS da operadora cujo link caiu. o bom do BGP é que essa
redundância vale tanto para clientes quanto servidores do teu lado, porque
tua rede aparece para o mundo com os mesmos endereços, independente de por
que operadora esteja saindo.

é comum em redes 'dual homed' que pacotes saiam por um lado e respostas
venham pelo outro, ou mesmo uma saraivada de pings para um alvo distante
ter parte dos pacotes saindo por um link e o resto pelo outro.

mas, se for só para garantir qualidade de serviço de um servidor, a
solução datacenter pode ser a melhor.