[MASOCH-L] Dois links e DNS distintos para um s ó Site Web ..

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Mar 4 17:15:13 BRT 2008

petronio escreveu:
> Bom dia Srs.
> Estou precisando de ajuda para configurar esses link´s e DNS.
> A idéia é usar um link Telefonica (2X /26), um Enbratel (2X /26) e colocá-los
> para servir um só dominio www. A intenção é de não parar o site pois é para
> uso de hospitais e clinicas médicas.
> Será que dá pra fazer??
> Fico grato se puderem me ajudar.
>
> Já tentei várias formas, ainda estou tentando se conseguir aviso.

    Tem 2 jeitos .... ou você consegue ASN, pede sua própria faixa de
IP, faz BGP, etc etc .... ou então joga 2 IPs no DNS, num round-robin
simples.

    Esse round-robin simples, apesar de garantir que o tráfego será
balanceado nos 2 links, NÃO garantirá que o site nunca pare. Pelo
contrário ... como as conexões vão provavelmente ser divididas 'meio a
meio' entre os IPs publicados, se um deles sair do ar o acesso ao site
vai ficar extremamente lento ou até mesmo inoperante. Isso até você ir
lá no DNS e 'despublicar' o IP que caiu ... e aí ainda teríamos que
levar em consideração TTL de DNS, nem sempre alterações são 'imediatas'.

    Ou então, claro, arrumar scripts e fazer uma solução tabajara que
faça isso ai automaticamente. Mas aí não seria 'SOLUÇÃO', e sim um monte
de jeitinhos amontoados num script :)

    Ou seja .... não existe solução fácil de balanceamento desse jeito
ai que você está querendo, fácil assim.

    Se você realmente precisa de um site non-stop, concordo plenamente
com a recomendação de hospedar isso em algum lugar que te garanta esse
uptime que você precisa. Talvez, pra não dizer muito provavelmente, vai
ficar até mais barato hospedar isso numa Locaweb da vida do que manter
essa estrutura cara de link pra ter o site lá na rede do cliente

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br