[MASOCH-L] Appliance para redundancia de conexão

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Jun 16 22:40:08 BRT 2008

> Tenho um cliente com a necessidade de comunicação das redes de suas filiais,
> atualmente ele tem um link contratado e funcionando, este link não tem
> servidores, apenas roteadores (Cisco 1600/1700) fazendo a interligação.
>
> Eu preciso colocar um segundo link nas filiais e para isso pensei em
> utilizar
> roteadores D-Link LB604 para isso, mas vi que esse roteador não permite
> que seja alcançada a rede interna, faço a comunicação entre os pontos,
> (consigo pingar o roteador do outro lado) mas não consigo pingar nenhuma
> máquina.

> [...]

Você não detalhou se os links são de Internet e neles se adicionou
tunelamento para fazer VPN, ou se os links já são de VPN (LPs, Metro,
MPLS etc.), mas nos dois casos não me parece que um balanceador
baseado em NAT como esse modelo da D-Link vá ser efetivo, pois ele tem
como princípio fazer NAT para endereços dos links WAN alternadamente
para alcançar uma divisão do tráfego entrante.

Você pode tentar adaptar o modelo de operação da rede ao funcionamento
do LB604, mas me parece que dará mais trabalho e será menos confiável
do que utilizar uma solução apropriada para balanceamento de links
internos (não de acesso Internet).

Rubens