[MASOCH-L] Software e Hardware para roteador de borda Linux com BGP.

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Sat Jun 14 15:29:04 BRT 2008

Seria muito arriscado dizer quando você precisa, mas me arrisco um pouco
menos citando alguns situações em que considero que um provedor de acesso
(usuários domésticos) NÃO precisa ter um ASN:

- Você não concede IPs globais para seus usuários.
Neste caso você pode usar mais de um provedor fazendo o balanceamento na
saída e usar alguma outra estratégia (scripts, soluções proprietárias) para
avaliar disponibilidade remota. Além disso, como o tráfego predominante é de
entrada, o balanceamento costuma ser mais manobrável do que BGP.

- Você fornece IPs globais mas hoje e no futuro só compra tráfego de uma
operadora e não troca tráfego. Mas não é o caso do Brasil onde temos uma
diversidade de ofertas em qualquer região do país. :-)

- Você é responsável por um /24 E fornece IPs globais E compra tráfego (ou
pretende)  de mais de uma operadora ou troca tráfego, mas todos seus pares,
com exceção máxima de UM, aceitam que você use ASN privado ou o ASN da
operadora.