[MASOCH-L] [Bulk] Re: cabo de rede em Y

Paulo Rogério Silva Araújo paulorsa at gmail.com
Thu Jan 10 09:33:59 BRST 2008

quando estava me preparando para o CCNA me fiz essa pergunta e fui
fazer o cabo e testar pra ver o que acontecia. o resultado foi o mesmo
que você apresentou ou funciona uma maquina ou não.
Minha ideia ia um pouco alem, era fazer com que uma das maquinas não
visse a outra, visto que TX das duas pontas do Y seria RX na terceira
ponta que é a placa do servidor (fazendo um cross na verdade)

O que encontrei o como resposta pra isso e me foi confirmada pelo
instrutor da Cisco Academy foi: CSMA/CD uma vez que uma maquina fica
escutando o barramento antes de transmitir, e as duas maquinas que tem
pontas 568A não se  escutam, uma começa a transmitir durante a
transmissão da outra gerando uma colisão que só a ponta 568B vê.