[MASOCH-L] Link de Áudio

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Feb 20 18:09:32 BRT 2008

Adriano de Souza Marques escreveu:
> Ola Leonardo.
> Primeiramente agradeço seus comentários sobre a situação.
> Realmente a informação da taxa de transferência não confere, esta que
> lhe passei é da entrada auxiliar Serial.
>
> Bom. O codec que será utilizado é o APT Worldcast Horizon
> (http://www.aptx.com/content.asp?page=85#) Analógico, e o Enlace
> será testado com dois Terabeam CPE em PTP. Realmente ele tem o custo
> muito elevado, mas o cliente tem como prioridade a qualidade e
> estabilidade de sua transmissão, e por esses motivos, está disposto a
> pagar o preço.

> [...]

   Verifique, na especificação do equipamento ou com o vendedor ou até
mesmo com algum cliente que usa o equipamento, qual o delay introduzido
pelo processo de codificação/decodificação. Vale lembrar que quanto mais
exata a informação aqui, menor chance de você ter surpresas .... não
compre um codec desse só pela conversa do vendedor, procure alguém que
usa ele e troque experiências.

   Claro que, pra uma conta exata, você teria que adicionar o delay
introduzido pelo enlace wireless também. Mas como você vai usar
equipamentos bons e supondo que o link será bem feito, esse delay será
mínimo e certamente não será 'audível'.

   Qualquer coisa na casa dos 200ms pra baixo, imagino eu, é
'suficiente' pra não lhe gerar problemas. Mesmo numa conversa ao vivo,
um delay de 0,2 segundos é TOTALMENTE aceitável. Acima disso e bem
acima, dependendo a situação, uma conversa ao vivo seria impossível,
apesar desse delay não gerar problema NENHUM pra uma transmissão de
áudio normal. O cara que tá ouvindo não tem a referência da geração e do
delay que existe, portanto pra ele é indiferente. A coisa só pega quando
entra locutor e ouvinte conversando, como expliquei.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br