[MASOCH-L] Link de Áudio

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Feb 13 18:26:10 BRST 2008

    9600 baud ???? Tá certo isso ?? 9600 não é quase nada, ainda mais
pra transmitir áudio ....

    O grande problema que talvez você enfrente vai ser com codecs. Tudo
bem que ele já possui codec, mas geralmente esses codecs não possuem
'multi-saídas' nem 'multi-entradas'. Geralmente ele só tem uma saída de
áudio e feita especificamente praquele tipo de enlace. Codecs utilizados
pra transmissões de rádio assim geralmente não são equipamentos de
múltiplo propósito, então eles são BEM fechados em relação à tipo de
entradas/saídas.

    Tudo bem que seu cliente já possui um codec .... mas esse codec vai
poder ser ligado fácil numa rede TCP/IP ??? Imagino que não ....  O fato
de ser uma rede TCP/IP em cima de um enlace digital de 5.8GHz é um
detalhe que podemos até mesmo ignorar. A pergunta é se o codec que você
já possui vai rodar sobre TCP/IP ou até mesmo sobre QUALQUER outro
protocolo que você consiga passar num enlace WiFi ....

    Supondo que não .... você vai enfrentar um outro problema que
acompanhei um colega enfrentando. Codecs que rodam em TCP/IP não são nem
um pouco baratos. Até achamos softwares que faziam isso, alguns
gratuitos, outros pagos porém com licença de teste disponível. Esses
softwares teoricamente dispensariam a necessidade de um codec 'hardware
dedicado' podendo utilizar um micro pra essa função ... mas nos
soft-codecs que testamos, todos introduziam um delay perceptível (3-4 ou
até mais segundos) na transmissão. E como eu teria um locutor
'conversando' com o ouvinte passando por esse codec, esse delay, apesar
de pequeno, impossibilitou a utilização dele. O locutor falava, o
ouvinte levava 5 segundos pra ouvir lá no rádio dele. Não iria
funcionar, CLARO. Se você não for ter interação 'locutor-ouvinte',
seguramente um delay de 3-4 segundos não será problema nenhum. Só teria
que tomar o cuidado pros locutores ouvirem o retorno da própria mesa que
gerou o som e nunca da recepção FM, pois ela estará 3-4 segundos atrasada.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br