[MASOCH-L] Acesso remoto

Alexandre Augusto alexandre.augusto at yamaha-motor.com.br
Wed Feb 13 08:37:57 BRST 2008

Oi pessoal,

Como o Danton descreveu que acontece com ele, eu também tenho túneis "site
to site" que não apresentam essa falha usando os mesmos equipamentos...
O problema começa a acontecer quanto temos conexões instaveis "client to
site".

Fabiano, você acertou quando disse que pode ser uma força de vendas,
realmente é, e eles viajam o Brasil inteiro...

Antes, tinhamos acessos menos seguros que funcionavam um pouco melhor
quanto a disponibilidade, porém como somos uma multinacional, as auditorias
externas que regulamentam atravéz de SOX, ISO e afins, relataram risco alto
e tivemos que trocar pra IPSEC mesmo sabendo que os controles
criptográficos poderiam dar problema.

E deu.

Enfim, eu tenho uma necessidade de acesso que ainda não existe solução para
o Brasil.
Um acesso sem fio, de qualidade e que atenda todas as regiões do território
nacional

Apesar de saber que a qualidade dos dos acessos fisicos pra dados pode
variar muito, vou tentar trabalhar na hipótese do 0800 que me parece a
melhor solução, haja visto que a malha de telefonia fixa é a de maior
alcance/ capilaridade.

Um abraço e obrigado a todos pelas idéias

Alexandre Augusto

             Lao DanTong
             <danton at inexo.com
             .br>                                                     Para
             Enviado Por:              "Mail Aid and Succor, On-line
             masoch-l-bounces@         Comfort and Help"
             eng.registro.br           <masoch-l at eng.registro.br>
                                                                        cc

             12/02/2008 14:31                                      Assunto
                                       Re: [MASOCH-L] Acesso remoto

             Favor responder a
               "Mail Aid and
             Succor,  On-line
             Comfort and Help"
             <masoch-l at eng.reg
                 istro.br>

On Tue, 12 Feb 2008, Alexandre Augusto wrote:

> Sim, IPSEC... é estável, mas a conexão até iniciar o túnel é sofrivel e
> meus testes mostram que é devido a instabilidade do sinal dos cartões de
> acesso remoto.

não tenho a mesma experiência. tenho fechado túneis de IPsec até com links
via star-one, pior que isso vai ser difícil. OpenSWAN dos dois lados.

há alguns probleminhas de configuração em redes IPv6, como algumas redes
wireless, nesse caso precisa encapsular o IPsec em UDP (porta 500) para
passar pelo NAT entre a rede v6 e a v4.